Na paisagem magnífica do Alentejo é a natureza que impera.

Herdade da Murta Velha

De forma a complementar a estadia nos Coureleiros damos a conhecer a paisagem da Murta - a sua fauna, flora, a sua topografia, na companhia das vacas, dos cavalos e de paisagens deslumbrantes.

Pelo Parque Natural da Serra de São Mamede, ao volante de um jipe 4x4, que praticamente sem sair da herdade passa por uma aldeia do século XVII abandonada, por uma calçada medieval, pelo parapente e pela Capela da Nossa Senhora da Penha, na companhia das vacas, dos cavalos, e de paisagens deslumbrantes.

Para um contacto personalizado e próximo da natureza, encontra-se limitado a 3 hóspedes de cada vez, pelo valor de 40€ cada.

sustentabilidade - Aqui, procuramos criar um território onde a agricultura, floresta e consciência ambiental se reúnem.

Porque o mundo é, afinal e também, o que fazemos dele.

fauna

De mãos dadas com a sustentabilidade, numa natureza única onde a floresta coabita com afloramentos rochosos graníticos pastoreia gado bovino da raça Limousin, em simultâneo com o Jaguar e a Diana. Movem-se vagarosamente pelos 200 hectares da herdade, sendo parte integrante da identidade da paisagem alentejana.

Aqui, também se destacam as águias-de-bonelli e, embora não nidifiquem, é também possível avistar cegonhas-pretas e abutrespretos por encontrarem biótipos de alimentação adequados neste território.

Os nossos animais são criados de forma a garantir que nossos campos não são sobrepastados, mantendo os animais em movimento alternando as pastagens. Isso dá tempo suficiente para as gramíneas se regenerarem.

Comer e pisar a erva desencadeia posteriormente sua capacidade de regeneração, remove o excesso de matéria morta e faz a manutenção do crescimento excessivo. Ao comer, digerir e, por fim, defecar em trânsito, eles fornecem o fertilizante necessário para o crescimento vegetativo sustentado.

flora

Entre as diversas espécies existentes na herdade, predominam as manchas florestais de sobro.


O verde está sempre presente, para atenuar o calor dos verões ensolarados, criando um contraste único com o ouro dos campos secos. Uma área que tem sido palco de maior atenção, quer na recorrente preservação do montado, como na preservação de um olival centenário ou na permanente limpeza da vegetação bravia.

“A diversidade de habitats presente neste Parque Natural promove a existência de inúmeras espécies de macrofungos, cujo papel é fundamental para o equilíbrio e sanidade dos ecossistemas.”

Também o carvalho-negral, pinheiro bravo e uma pequena percentagem de eucalipto compõem este território, servindo de abrigo a outras espécies de carácter residual como musgos, assim como estevas e giestas.

Também o carvalho-negral, pinheiro bravo e uma pequena percentagem de eucalipto compõem este território, servindo de abrigo a outras espécies de carácter residual como musgos, assim como estevas e giestas.

As origens Mediterrâneas trazem verões quentes e secos e invernos frios e húmidos.

Todas as estações do ano caracterizam de forma singular a paisagem, no entanto, é na primavera que as flores silvestres forram os prados, que os campos são perfumados com aromas intensos, proporcionando pastagens verdejantes para o gado.

Fotografia e vídeo de: Afonso Melara, Gonçalo Grácio